Você já se viu perdido, sem saber por onde começar o atendimento dos leads? Ou talvez se sentindo como um navegador sem bússola, tentando fechar negócios sem um plano claro?
Calma! Existe solução para essas dores de cabeça, é fácil e ainda vai ajudar a sua equipe a potencializar os resultados. Para isso, é preciso ter um funil de vendas estruturado e uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) bem implantada.
O funil de vendas é como um rio que leva o lead desde a nascente (primeiro contato) até a foz (fechamento da venda).
Ao ter esta estrutura definida, você sabe exatamente onde cada potencial cliente está e qual a próxima ação a ser tomada em direção ao fechamento da venda.
Já o CRM funciona como um guia, em que estão todas as informações sobre seus leads e clientes, desde o primeiro contato até o fechamento do negócio.
O que é um Funil de Vendas?
É a representação de todo o processo de fechamento de um negócio, desde o momento da captação até a venda.
Fonte: Sebrae
O funil auxilia na segmentação dos leads com base no nível de interesse e conhecimento dos clientes pelo produto ou serviço. Ainda possibilita a melhor aplicação de estratégias e comunicações focadas e personalizadas para cada etapa do funil.
Para que o funil funcione de forma efetiva, é essencial que haja uma delimitação clara na virada entre cada fase.
Etapas:
- Topo do Funil (TOFU): aqui o cliente é atraído através de conteúdos relevantes e chamativos que respondam às dúvidas e dores do cliente ideal.
- Meio do Funil (MOFU): aqui o lead demonstrou interesse! É hora de investir no relacionamento com comunicações e conteúdos direcionados e personalizados.
- Fundo do Funil (BOFU): O lead está pronto para a compra! Nesta etapa você deve manter contato frequente, oferecer condições especiais e tirar todas as dúvidas.
O que é CRM?
Este é a ferramenta que possibilita atuar de forma efetiva, fazendo uma gestão do relacionamento com o cliente.
Através deste sistema, é possível gerenciar e analisar todas as interações com os clientes, desde o primeiro contato até a fidelização, resgatar históricos de negociação e ter dados para melhorar as estratégias de conversão em vendas.
Fonte: CRM RD Station
Mas por que é tão importante ter funil de vendas e um CRM?
Porque significa mais tempo para o que realmente importa: vender! Isso porque automatiza as tarefas repetitivas, centraliza as informações e a equipe de vendas passa a se dedicar quase que exclusivamente a construir relacionamentos e fechar negócios.
Ainda oferece uma visibilidade total do processo comercial. Afinal, com um funil de vendas estruturado e uma boa ferramenta de CRM, é possível identificar gargalos e oportunidades de melhoria no processo como um todo.
O fato de ter dados precisos e atualizados em mãos também proporciona a tomada de decisões de forma mais estratégica, assertiva e personalizada para cada cliente. Isso sem falar na melhora da experiência da jornada de compra de forma geral.
Pois ao conhecer as necessidades e preferências dos clientes, você pode oferecer uma experiência mais personalizada e satisfatória.
Um funil de vendas bem estruturado e um CRM ainda ajudam a:
- Saber exatamente para onde ir e como chegar lá.
- Fechar mais negócios em menos tempo.
- Eliminar atividades manuais e otimizar recursos.
- Melhorar a gestão de vendas e aumentar a lucratividade
Então, o que você está esperando para transformar seu processo de vendas em uma máquina de resultados?
Comece agora mesmo a construir seu funil de vendas e a implementar um CRM na sua empresa, como fazemos todos os dias aqui, com os clientes da Vendas Exponenciais!
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