Não seria bom ter previsibilidade nas vendas e mais controle sobre a operação? E imagine ter menos dependência de um colaborador específico, porque isso muitas vezes deixa a empresa refém do seu conhecimento ou contatos.
Este cenário já é possível e logo fará parte do seu negócio. A chegada das tecnologias certas poderá ajudar na performance e crescimento, de forma mais estruturada. Isto já é realidade em diversas empresas no mundo todo e no Brasil e em breve estará também nas pequenas e médias organizações. Afinal, muitas tecnologias estão se popularizando, com tendência de redução de custos, inclusive.
Estou falando aqui de passos básicos, como ter tecnologias ajudando no marketing e nas vendas. Mas também podemos pensar nas soluções mais sofisticadas, para desenvolvimento de novos produtos e até validação de estratégias, por exemplo.
Machine learning, RPA (Robotic Process Automation), Iot (Internet das Coisas) e até a Inteligência Artificial já estão entre nós. São usadas em serviços usados no nosso dia a dia, seja no banco digital, telefonia e até nas campanhas que você pode fazer sem ajuda no Google, por exemplo.
Veja como está o mercado
Na prática, imagine se você não pudesse arriscar e testar para saber qual o público certo para o seu negócio, quais campanhas de marketing digital que funcionarão, ter o acompanhamento certo e programar os próximos passos com assertividade? Não seria ótimo? Com o RPA, por exemplo, automações com estas finalidades são possíveis com resultados comprovados. Para se ter ideia, este segmento de automação robótica de processos deve crescer quase 20% em 2021 e chegar a US$ 2 bi, segundo dados do Gartner.
Já quando o assunto é Inteligência Artificial (IA), houve crescimento de 32%, em 2018, para 48%, em 2020, na América Latina, segundo o Índice de Nível de Inovação e Crescimento IA (Inicia).
Estas tecnologias dominarão o mercado nos próximos anos, mas quem vai se dar bem será quem aprender a usá-las. Por isso, está na hora de definir um planejamento para trazer mais transformação digital para os negócios. Não há outro caminho. Foi assim com a chegada dos sites, das redes sociais e do e-commerce, por exemplo, como você deve se lembrar.
Quer dar o próximo passo? Para começar:
1 – veja o que empresas como a sua estão fazendo em países de primeiro mundo e que tecnologias estão usando;
2 – sugira para a associação da sua área trazer capacitação, treinamentos e palestras sobre o tema;
3 – comece a conversar com consultorias que possam ajudar nesta transformação;
4 – monte o seu plano, com datas e verbas;
5 – e comece a executá-lo, com a certeza de que não será fácil e que os erros, no começo, serão inevitáveis!
Crescer é uma questão de engenharia, de planejar e executar da forma certa para a sua realidade. Mas é viável para todos! Vamos fazer esta nova realidade possível?