Se há uma afirmação que vale para qualquer empresa no mundo é que o marketing de conteúdo, quando bem feito, pode impulsionar negócios, com certeza. E isso acontece porque essa técnica entrega aos consumidores o que eles realmente querem.
Blog e redes sociais
O marketing de conteúdo é planejado de acordo com a jornada de compra do cliente, seguindo as etapas de atrair, reter e vender.
O primeiro contato acontece por meio do site, blog ou pelas redes sociais, por exemplo. Por isso, o blog deve oferecer conteúdo de qualidade, que fale sobre os interesses do cliente.
E chamadas para esses conteúdos podem estar nas redes sociais, que são usadas para chegar aos potenciais clientes, envolve-los e criar interação com os usuários da marca.
Site
O site também precisa ter informação de valor e deve usar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), para trabalhar com as palavras mais procuradas nos buscadores como Google, além de links e outros recursos para fazer com que a página melhore a sua posição no ranking orgânico, sem investimentos.
Landing page
Depois de atrair as pessoas, com temas de interesse, ligados ao seu negócio, você pode levá-las a uma landing page, aquela página que aparece para que você deixe o seu e-mail e outras informações para baixar um e-book ou vídeo, por exemplo.
Assim, os dados das pessoas serão usados para trabalhar companhas inteligentes de e-mail, que são ações realmente focadas no estágio de conhecimento e intensão de compra daquela pessoa.
Jornada do consumidor
Na jornada do consumidor, o marketing de conteúdo primeiro trabalha a fase de aprendizado e descoberta, em que vai apresentar um tema de interesse do cliente, para começar a estabelecer conexão e criar proximidade com a marca.
O segundo passo é o reconhecimento do problema, em que o potencial comprador vai receber informações que trabalhem aspectos psicológicos, como os problemas que aquela solução resolve e o que você pode perder se não comprá-la.
Solução
A terceira etapa é a da consideração da solução. Ou seja, agora que você já sabe mais sobre aquele tema e viu que terá um problema se não comprar, é hora de decidir de quem adquirir a oferta.
Nesse momento, muitas empresas usam recursos para reforçar a credibilidade, como apresentar depoimentos de clientes satisfeitos, dar garantias, contar sobre a experiência da marca etc.
E por fim, na quarta fase, chegou a hora da decisão de compra, em que as mensagens vão motivar aquele interessado a virar cliente.
Vantagens do marketing de conteúdo ao impulsionar seu negócio
Entre algumas das principais vantagens do marketing de conteúdo está o fato de ser mensurável.
Ou seja, você pode impactar cada vez mais pessoas com as suas campanhas e poderá medir o retorno, para ajustar as rotas e converter ainda mais.
Outro valor agregado é que o marketing de conteúdo bem feito melhora a visibilidade da marca, o relacionamento com os clientes e ajuda os compradores a se tornem fãs da empresas, indicando novos consumidores e reduzindo os investimentos para aquisição de clientes.
Então, agora é a hora para revisar como está a comunicação da sua marca e ver se o que você está fazendo não é uma simples divulgação, em que só você está falando e promovendo os seus produtos e servições.
Estamos na era da conversa, e o que vale é gerar valor para as pessoas com conteúdos relevantes (80% do que você deve postar), usando somente 20% de promoção das suas ofertas!
Boas vendas!