10 passos para um planejamento prático e fácil

Tem algo que você talvez ainda não tenha percebido ou que ninguém te contou, mas que pode fazer você ganhar o jogo no mundo dos negócios, do marketing e das vendas, e até em outras áreas da sua vida: ter um bom planejamento, colocá-lo em prática e ir melhorando esse sistema periodicamente, a partir do que você aprende com os resultados. Isso não tem erro e é muito simples, mas, acredite: a maior parte das pessoas e empresas não aplica.

Nas minhas palestras e cursos sempre ouço histórias sobre como a vida, a rotina e a agenda vão atropelando as pessoas e o planejamento vai ficando em segundo plano. Ou seja, o que deveria ser a prioridade do negócio, vai sendo deixado sempre para outro dia. O resultado disso é perigoso, pois algumas empresas ainda conseguem manter crescimento, mas a maior parte vem perdendo mercado para as marcas que estão fazendo essa lição de casa, que é tão simples.

Eu preparei esse passo a passo para te mostrar como é simples desenvolver um planejamento bem prático.

1 – Comece mapeando onde você está hoje, que é o ponto de partida para o seu planejamento de negócios. Veja o que vende, por que preço, em que quantidade, quantos clientes possui, como esses clientes chegaram à sua empresa e como compraram. Liste também as ações de marketing, vendas e pós-venda que faz (ou que não faz e poderia fazer).

2 – Anote onde gostaria de chegar, que é o objetivo principal do seu planejamento: quanto gostaria de faturar, número de vendas no ano, de que produtos ou serviços, com que valor, com quantos clientes etc. Nesse item, vale colocar também a imagem que gostaria de ter no mercado.

3 – O terceiro passo é desenhar caminhos para chegar do ponto de partida ao objetivo desejado, sem se preocupar no primeiro momento com os recursos e desafios que poderá ter: pense em todas as alternativas possíveis, em todas as estratégias e em todos os caminhos que possam fazer você conquistar a sua meta.

4 – Com esse mapa em mãos, avalie os melhores caminhos para seguir e faça as suas metas e planos de ações. Pode ter meta de faturamento, de lucro, de número de clientes, abertura de parceiros de negócios, lançamento de novos produtos e serviços etc. Mas lembre-se de fazer metas boas, que são aquelas que fazem sentido para você e que são audaciosas, mas possíveis, pois, caso contrário, a sua mente não vai acreditar que será viável e te sabotará. 

5 – Pegue cada uma dessas metas e estratégias e separe em passos que precisa dar a cada mês, semana e até a cada dia. Transformar algo grande em pequenas partes é fundamental para ver que é possível, sim, dar um pequeno passo a cada dia e conquistar objetivos gigantescos.

6 – Lembre-se que esses planos de ação precisam trazer o que deve ser feito, por quem, até que data e que recursos serão necessários para realizá-los. Assim, dá para deixar tudo organizado para que as atividades saiam na hora certa.

7 – É bem importante você colocar alguns pontos para medir ao longo do percurso, para saber se os resultados estão bons ou não e, assim, fazer os ajustes necessários. Lembre-se de que as suas metas não devem mudar. Fique firme no que quer construir para o seu ano. Você pode mudar o jeito de consegui-las, ajustando as suas estratégias e planos de ação! 

8 – Pratique o PDCA, ou seja, planeje, coloque em prática, veja os resultados e melhore o que for necessário, sempre! Todos os dias, semanas e meses.

9 – E aqui está a parte mais fácil e mais difícil do seu planejamento: faça, faça, faça, todos os dias, sem deixar nada tirar essa prioridade da sua frente! Ir para a ação será a sua missão diária.

10 – Continue fazendo, até virar hábito, pois é essa rotina, de planejar, executar, medir e melhorar que faz com que as grandes empresas e multinacionais ganhem o jogo do mundo dos negócios!