Como usar a gestão do tempo para conquistar os seus objetivos

Para vender mais e ampliar os resultados do marketing, é necessário tempo e dedicação. Mas será que isso é fácil?

A administração do tempo é um dos principais fatores de sucesso no empreendedorismo e na construção de qualquer projeto.

E o ponto de partida para ter uma agenda positiva e viável é primeiro refletir sobre o que, de fato, você deseja.

  1. QUAL O SEU SONHO?
  1. QUAIS AS SUAS METAS?
  1. ONDE VOCÊ QUER CHEGAR? 
  1. E O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA CHEGAR LÁ?

Essas perguntas precisam estar SEMPRE presentes no seu dia a dia, e são os melhores balizadores para a sua gestão do tempo.

Confira algumas dicas:

  1. Sempre avalie se a atividade e o compromisso estão alinhados com as suas metas e se são parte fundamental do caminho que precisa percorrer para atingir os seus reais objetivos. Se estiverem, ok! Se não estiverem, avalie como pode direcionar para outra pessoa ou resolver rapidamente, sem se comprometer com outras entregas ou agendamentos.
  2. Use a estratégia de concentração por blocos:
  3. Responda e-mails, whatsapp e redes sociais apenas uma ou duas vezes por dia e limite uma ou duas horas para isso (no máximo). Você verá que muitos assuntos vão se resolvendo ao longo do período.
  4. Sempre que possível, disponibilize dias específicos para agendamentos das reuniões imprescindíveis (às terças e quintas, por exemplo), para que possa ter mais liberdade para os seus projetos nos outros dias.
  5. Peça a pauta previamente, para se preparar, e responda a maior parte dos questionamentos por e-mail. Isso pode eliminar algumas reuniões e reduzir muito o tempo de outras.
  6. Nos agendamentos, compartilhe com as pessoas o tempo que poderá dedicar àquela atividade, como meia ou 1 hora, no máximo.
  7. Se a sua rotina inclui visitas e eventos, tente filtrar os que são realmente necessários, estabeleça um rodízio dos grupos em que precisa estar e tenha uma participação mais rápida.  
  8. Treine dizer “não”, mas ofereça colaboração para algum ponto específico que possa fazer à distância e em pouco tempo.
  9. Monte a sua agenda semanal e diária, com folgas para os imprevistos.
  10. Limite tempo para resolver as atividades da melhor forma possível. 
  11. Inclua na sua agenda diária pelo menos uma atividade que aproxime mais você das suas metas. Assim, além de resolver as questões do dia a dia, você saberá que está construindo o seu futuro e ficará mais motivado a manter a disciplina.
  12. Todos os dias, veja o que poderia fazer melhor e mais rápido e o que pode delegar ou recusar.
  13. Diariamente, destaque três atividades prioritária, que precisarão ser resolvidas, sem falta, e que devem ser atacadas antes de tudo (aproveite para incluir nessa lista aquela ação que te aproximará das suas metas).
  14. Intercale as atividades mais pesadas com outras mais leves para cumprir a agenda com menos estresse.
  15. Inclua paradas (bem rápidas), para um café, ligação e para alongar-se, para mexer o corpo, dar um tempo para a cabeça e voltar com mais energia.
  16. Mantenha os seus materiais organizados, para economizar tempo para encontrar o que precisa.
  17. Sempre, termine o dia repassando a agenda do período seguinte, para já separar ou solicitar as informações e materiais dos quais precisará, reorganizar o que eventualmente tenha ficado sem solução ainda e para comemorar o que realizou e que faz muito sentido para você, lembrando que a cada dia está um passo mais perto dos seus sonhos! 

Monica Lobenschuss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo