Termos técnicos, lendas e mitos fazem parte do dia a dia do marketing e, muitas vezes, podem confundir o empreendedor. Para fugir dessas armadilhas, preparei para você os sete principais mitos atuais e vou te mostrar como dá para ser feliz, desenvolver a empresa e vender mais com atitudes simples:
Mito nº 1 “eu sei tudo sobre marketing”: isso é impossível, especialmente hoje em dia, pois enquanto escrevo esse artigo, possivelmente, já surgiram novidades para melhorar os resultados de marketing das empresas. Se algum candidato à vaga de gerente de marketing ou até uma agência disser isso, fuja.
Mito nº 2 “é preciso ter muita verba de marketing”: toda empresa, de qualquer porte, hoje pode fazer um bom marketing nas redes sociais até com pouca verba. A criatividade, a qualidade nos posts e a interação com a audiência podem compensar a falta de investimento, em muitos casos.
Mito nº 3 “basta copiar o concorrente”: o que funciona para uma marca não é sinônimo de garantia para outra. Cada empresa tem os seus valores, diferenciais e a forma de conversar com os clientes. Nas redes sociais, a regra é ser autêntico, comprometido, acompanhar as novidades e usá-las quando for pertinente.
Mito nº 4 “rede sociais é coisa de jovens”: quem ficou parado na Idade da Pedra precisa se conscientizar de que todos os seus clientes e prospects estão conectados nas redes e isso só vai ficar mais intenso. É um caminhos sem volta. Ou a sua empresa assume esse fato agora, e começa desde já aproveitar os benefícios digitais, ou vai ter de fazer isso em breve (mas já vai ter perdido pessoas para outras marcas).
Mito nº 5 “rede social é Instagram”: novos canais estão aparecendo e consolidando a sua vocação. Estar no Facebook e Instagram é básico, mas a empresa precisa estar onde estão os clientes. Se é loja de roupa, por exemplo, precisa, claro, estar no Instagram. Se é um negócio B2B, ative também o Linkedin. Os vídeos estão tomando o espaço dos textos. Então, vale a pena usar o YouTube, além de acompanhar o crescimento das novas redes.
Mito nº 6 “para vender precisa investir no Google Adwords”: você pode impulsionar posts no Facebook, montar campanhas de FaceAds e até usar a publicidade no Linkedin e no Instagram, para vender, muitas vezes, usando menos verba e saindo da competição acirrada do Google Adwords.
Mito nº 7 “campanha de e-mail marketing não funciona mais”: ao contrário, a comunicação por e-mail ainda é muito valorizada nas vendas. Mas hoje pode ser aprimorada com uma redação estratégica e próxima, que valorize o uso de gatilhos mentais e de técnicas para melhorar a conversão.
O fato é que sempre há novidades no marketing e formas de usar melhor os recursos! Aproveite parte do seu tempo para se atualizar e conhecer o que o mercado está fazendo. Estudando casos de sucesso, muitas vezes, você terá mais conhecimento e ainda poderá ter ideias para aplicar no seu negócio.