Medo, insegurança, rotina: como vencer os sabotadores internos

Sabia que para ganhar o jogo dos negócios, você precisa, antes, vencer uma batalha muitas vezes desconhecida? A da sua mente!

Recentemente, fiz um levantamento entre os meus seguidores para saber quais os maiores sabotares que enxergam nas vendas e agora vou te contar os quatro itens que apareceram nas primeiras posições: Medo, Insegurança, Preguiça e Rotina.

É isso mesmo: antes de a pessoa vender, ela já deu um jeito de se sabotar e acreditar que não vai conseguir e que nem vale a pena o esforço de tentar. Acredita nisso? Então eu te pergunto se pelo menos uma vez na sua vida não deixou de fazer algo por causa de algum desses sentimentos. E aí?

Parece uma loucura, mas a nossa mente pode ser uma mola propulsora, uma super motivadora, mas também pode nos derrotar, para continuarmos na inércia, na tão falada “zona de conforto”, pois para a nossa sobrevivência, o instinto é ficarmos quietinhos no nosso canto, sem assumir riscos. Mas, está na cara que no mundo dos negócios não é assim que a coisa funciona, certo?

Esses sabotadores internos muitas vezes não fazem sentido para a nossa mente consciente, mas são reflexos de traumas, de vivências que tivemos ou de algo que vimos na infância, e que geraram algumas marcas na nossa personalidade.

Quantas vezes ouvimos que dinheiro não traz felicidade, que os ricos são gananciosos, que quem tem muito só pode ter roubado e outras frases péssimas para quem pretende vender e ganhar dinheiro? Já parou para pensar nessa briga interna que temos na mente, entre o que queremos fazer e aquilo que, lá no fundo do nosso pensamento, achamos certo ou errado?

Uma coisa é fato: não dá para paralisar e deixar os nossos sonhos para depois por causa desses sabotadores. Então, vamos acabar de vez com eles para crescer, certo? Errado! E essa é a primeira lição. Logo de cara, não vamos conseguir acabar com esses sabotadores, pois estão muito presentes na nossa vida, mas podemos passar a ter consciência deles e observá-los, escolhendo deliberadamente ouvi-los ou ignorá-los de vez e seguir em busca das nossas metas.

Medo e vergonha
Essa é a uma boa forma de vencer o medo ou a vergonha de vender, por exemplo. Quando travar nessa ação, lembre-se de que é só a sua mente contando uma historinha. Mais que isso, mude de vez o pensamento e comece a refletir sobre como pode ajudar as pessoas com o produto ou serviço que tem.

Insegurança
Essa técnica serve também para combater a insegurança, pois muita gente paralisa nas vendas por não se sentir capaz ou ter receio de abordar os clientes. Pense sempre na transformação que pode oferecer, em como pode ajudar e colaborar com o que tem para vender.

Preguiça
Já para a preguiça, arrume motivadores realmente poderosos e que façam sentido para a sua vida, como oferecer tudo para a sua família, fazer a viagem dos sonhos, comprar a sua casa própria etc. Coloque uma meta e uma data, que sejam possíveis, é claro, mas que sejam audaciosas, e que estejam alinhadas com esse sonho. Ter uma foto ou imagem no computador e celular do que quer conquistar pode ajudar a manter o foco e a motivação, mesmo quando a preguiça bater na sua porta.

Rotina
Já para quem está entediado com a rotina, o segredo é achar algo que o motive, um plano, uma conquista, e incluir isso no seu dia a dia. Quer criar um novo projeto, lançar um produto ou abrir outra unidade? Então faça uma parte, uma ação, desse novo plano, todos os dias. Encaixe isso na agenda e veja como fica mais fácil encarar a rotina, pois achou algo no meio do dia que faz sentido e é motivador para você.

Com essas técnicas, fica mais fácil vencer qualquer sabotador interno que tente te paralisar. Assim, você poderá observar melhor os seus pensamentos e passar de vez a ganhar o jogo interno, para vencer o externo e arrasar nos negócios!