Se você já começou a trabalhar a sua presença digital, é hora de fortalecer a sua imagem e as vendas, para conquistar os primeiros clientes.
Dá para fazer isso estimulando múltiplos canais de aquisição, mas o importante é ter um plano e metas.
Então, vamos começar com esses passos?
1 – Defina a sua meta mensal e anual de vendas.
2 – Invista em lives postagens e ações especiais nas redes, inclusive tráfego pago, para fazer a sua oferta chegar ao seu perfil ideal de clientes.
3 – Certifique-se que está falando com a persona certa nos seus conteúdos e que está entregando muito valor de forma gratuita na sua distribuição de conteúdo.
4 – Além do trabalho nas redes sociais, você pode fazer contato com associações comerciais, entidades de indústrias, associações de empresas e grupos de networking para oferecer uma palestra gratuitamente (dá para pesquisar tudo no Google e nas redes sociais). É uma forma de falar sobre as dores dessas empresas e das suas soluções, oferecendo um conteúdo de valor na forma de palestra e, por fim, mostrando as suas soluções pagas.
5- Você também pode pedir para participar de reuniões desses grupos para ver como funcionam e se divulgar por meio de networking (em geral, dá para participar algumas vezes desses ambientes como convidado, sem pagar).
6 – Aproveite para ir a eventos gratuitos da sua área para conhecer pessoas e se atualizar.
7 – Faça fotos e vídeos das suas palestras e das visitas aos eventos para fazer posts e mostrar as suas movimentações e conhecimento.
8 – Busque notícias relevantes, todos os dias, referentes à sua área de atuação para fazer posts e análises, mostrando os impactos para o seu perfil de clientes.
9 – Nos momentos de networking, aproveite para ajudar as pessoas e buscar indicação de clientes. Sempre dê valor antes de tentar captar valor. Aproveite essas situações para investigar problemas das empresas e o que desejam na sua área.
10 – Faça postagens sobre as 10 principais dores, os 10 principais desejos e as 10 principais crenças/receios do seu perfil ideal de cliente. A ideia é mostrar a sua visão como especialista em resolver esses problemas.
11 – Busque definir um perfil ideal de cliente (tipo de empresa e pessoa que te contrataria). E faça todos os dias 20 contatos assim no LinkedIn (você pode fazer o pedido de conexão falando que atua naquele segmento e que queria ficar em contato para fazer benchmark).
12 – Use um CRM (neste momento em que publico, sei que a RD Station tem uma versão Free) para registrar os contatos e a evolução deles para reunião, proposta e venda.
13 – Crie quatro abordagens a cada semana (como uma cadência de interações) para mandar no LinkedIn para a sua lista de contatos, sempre falando de algum tema relevante para a outra pessoa, e sugerindo uma reunião rápida para contar como resolver os problemas da área.
14 – Busque uma rede de parcerias de negócios: outros consultores e empresas que já vendem para o seu perfil de cliente, e que poderiam ajudar a abrir portas em troca de comissão.
15 – E, sim, escolha uma associação ou empresa para fazer um primeiro projeto gratuito em troca de depoimento e de usar a marca na divulgação, para abrir as primeiras portas.
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