Se a sua empresa B2B deseja crescer acima da média do mercado e alcançar o sucesso, é essencial monitorar alguns pontos fundamentais nas vendas. A seguir, compartilho o que realmente faz a diferença para quem quer adotar uma abordagem mais estratégica nos negócios.
1. Como está o CRM da sua empresa?
É fundamental que o CRM seja atualizado diariamente e contenha todas as tarefas necessárias para impulsionar as vendas. Certifique-se de que as fontes dos leads e interessados estejam devidamente preenchidas, assim como o valor dos negócios e a temperatura para o fechamento.
2. Seu time tem metas diárias?
Estabelecer metas diárias é crucial. Embora seja importante ter metas anuais, semestrais, trimestrais, mensais e semanais, é o esforço diário que garante a vitória. Se os volumes diários não forem atingidos, as metas maiores não serão alcançadas.
3. Sua empresa tem rituais de acompanhamento das vendas?
Vendas envolvem ajudar clientes e resolver problemas, mas também são sobre estatísticas, previsibilidade e estratégia. Realizar reuniões diárias e semanais para eliminar impedimentos é essencial para evitar bloqueios nas vendas.
4. Quais indicadores são analisados?
Acompanhe indicadores como faturamento, margem, percentual de desconto, tíquete médio, número de vendas e custo de aquisição. Índices de satisfação dos clientes, fidelização, taxas de recompra e perdas também são fundamentais. Reverter parte das perdas pode ser um grande gatilho para aumentar o faturamento.
5. Como estão os canais de aquisição?
Diversifique os canais de aquisição. Não dependa apenas de campanhas no Google, redes sociais ou vendas ativas. Existem mais de 20 canais de aquisição que que usamos aqui na Vendas Exponenciais e que podem ser explorados. Planeje estrategicamente quais novos canais utilizar e analise o desempenho de cada um para multiplicar as vendas de forma eficaz.
Coloque esta lista em prática para vender mais a cada semana e multiplicar seus resultados ao longo do ano.