Crie Personas Poderosas e Transforme Seu Negócio

Conhecer e entender profundamente o seu público-alvo pode ser o fator decisivo para o alcançar o sucesso nos negócios! 

Saber quem é o seu cliente ideal, ou seja, a persona do seu negócio é essencial para criar estratégias efetivas para se comunicar, gerar relacionamento com eles, fidelizando-os, e aumentar as vendas. 

Neste post, vamos explorar o que são personas, por que sua empresa deve investir nesta estratégia e como ela ajuda a potencializar os resultados, assim como vemos todos os dias aqui na Vendas Exponenciais.

O que é uma Persona?

É a representação do seu cliente ideal, ou seja, é um perfil fictício que possui todas as características e dores dos seus principais clientes. 

Para criar a persona, devemos nos basear em dados reais, buscando um padrão quanto a  características demográficas, comportamentos, motivações, dores e objetivos destes. 

Ao ter clareza sobre o seu público-alvo, você passa a entender comportamentos, padrões de compra e desafios. Isso possibilita criar estratégias para tornar mais efetiva a venda dos produtos e serviços e contornar as principais objeções.

E você já sabe quem é o seu cliente ideal?

Por que um negócio deve criar uma persona

Ao entender profundamente seu público-alvo, você pode criar estratégias altamente direcionadas que impulsionam os resultados do seu negócio, permitindo:

  • Maximizar a eficácia das ações de marketing e vendas, focando diretamente nos interesses e necessidades do seu público.
  • Desenvolver mensagens que realmente ressoem, utilizando a linguagem, o tom e os canais de comunicação mais apropriados.
  • Identificar produtos ou serviços com maior potencial de sucesso, ajustando as ofertas para alinhar perfeitamente com as expectativas dos clientes.
  • Segmentar campanhas de forma mais precisa e personalizar as interações, aumentando significativamente as chances de fechamento em vendas.

Com estratégias alinhadas à persona do seu negócio, a eficácia das ações cresce, assim como os resultados. Afinal, você passa a entregar exatamente o que seu público deseja.

Como personas ajudam na estratégia de Marketing e Vendas

As personas são ferramentas essenciais que impulsionam suas estratégias de marketing e vendas, diretamente contribuindo para o aumento dos resultados e das vendas.

Elas promovem uma sinergia aprimorada entre as equipes, garantindo que os leads gerados pelo marketing sejam altamente qualificados e que as estratégias de vendas se tornem ainda mais eficazes.

Além disso, permitem a criação de campanhas mais precisas e direcionadas para perfis específicos, facilitando a adaptação das ofertas e mensagens para diferentes segmentos, o que eleva consideravelmente a taxa de conversão.

Ao produzir conteúdos e ofertas alinhados ao seu público-alvo, você não só aumenta a relevância, mas também se posiciona como uma autoridade no mercado.

A chave é sempre entregar o que o cliente realmente deseja, potencializando o impacto das suas ações e das vendas.

Como fazer uma persona

Desenvolver uma persona eficaz começa com a coleta e análise de informações sobre seus clientes, identificando padrões e características comuns para construir a representação precisa do seu público.

Para obter esses insights valiosos, você pode realizar pesquisas diretas com seus clientes, consultar estudos de mercado específicos ou aplicar a metodologia do Mapa de Empatia.

Para facilitar a criação do perfil do seu cliente ideal, reunimos algumas dicas práticas abaixo.

Colete dados: comece coletando informações sobre seus clientes. Isso pode ser feito com pesquisas por formulários ou conversas de relacionamento, entrevistas, análise do comportamento no site, dados de CRM e feedback de clientes.

Identifique padrões: analise todos os dados coletados e busque identificar padrões e características comuns entre seu público. Procure por comportamentos, desafios, dores e motivações recorrentes.

Crie o perfil da(s) persona(s): de posse de todas estas informações, agora fica fácil identificar se o seu negócio conta com um ou mais perfis de personas. 

Por exemplo, se você é uma loja de roupas infantis, você pode ter dois perfis de cliente ideal: a mãe que geralmente vai fazer as compras e as crianças que opinam sobre as próprias vestimentas. Para atender a ambos, é importante que a loja esteja preparada para recebê-los.

Como usar a Metodologia do Mapa de Empatia para criar personas

O mapa de empatia é uma ferramenta que apoia na criação de personas, possibilitando compreender melhor os sentimentos e percepções dos clientes. 

Fonte da imagem: O Analista de Modelos de Negócios

Ainda permite visualizar o que o cliente pensa, sente, vê, ouve, diz e faz, tornando a compreensão mais profunda.

O Mapa de Empatia é composto por seis quadrantes essenciais, que você pode preencher sozinho ou em colaboração com sua equipe de vendas.

Para agilizar o processo, escolha um ou dois clientes específicos que representem o perfil ideal que você deseja replicar em outros.

Com esses exemplos em mente, inicie a prática, assumindo o papel de facilitador e fazendo as perguntas certas para obter o máximo de insights em cada quadrante.

Se sua empresa atender a mais de um perfil de cliente ideal, recomendo aplicar essa metodologia para cada persona identificada. Pronto para começar?

Etapas do Mapa de Empatia

Cada etapa do quadrante, corresponde a uma característica importante da sua persona, e para extrair as melhores informações, você pode utilizar o guia abaixo:

O que a Persona Vê?

  • Como é o ambiente ao redor?
  • Quais são as principais mudanças e tendências que observa?
  • O que os amigos e colegas estão fazendo que chamam atenção dela?
  • Quais são as marcas ou empresas que ela mais nota?

O que a Persona Ouve?

  • O que as pessoas ao redor estão dizendo?
  • Quais conselhos ou opiniões recebe de pessoas influentes?
  • O que ela ouve sobre novas tendências ou mudanças no setor?
  • Quais mensagens publicitárias ou comunicados ela percebe com mais frequência?

O que a Persona Pensa e Sente? 

  • O que mais a preocupa atualmente?
  • Quais são as esperanças e expectativas para o futuro?
  • Como se sente em relação às mudanças ou inovações que estão acontecendo?
  • Quais são os medos ou inseguranças em relação ao que está por vir?

O que a Persona Fala e Faz?

  • Como expressa as opiniões e ideias?
  • Quais atitudes ou comportamentos adota no dia a dia?
  • Como interage com outras pessoas?
  • Quais ações já tomou para resolver problemas ou alcançar objetivos?

Quais são suas Dores

  • Quais são os maiores desafios que enfrenta atualmente?
  • Quais são os principais medos e preocupações?
  • O que a impede de alcançar os objetivos?
  • Quais problemas gostaria de ver resolvidos?

Quais são seus Ganhos?

  • Quais são os benefícios que busca ao adotar novas soluções ou fazer mudanças?
  • Como define o sucesso para si mesmo?
  • Quais necessidades gostaria de satisfazer?
  • Quais são os desejos e aspirações a curto e longo prazo?

Lembre de preencher cada seção usando os dados identificados, isso irá criar uma visão holística da experiência do cliente.

Desenvolver personas e aplicar o Mapa de Empatia são ações importantes para estabelecer uma conexão genuína com seus clientes.

Ao compreender profundamente quem eles são, o que os motiva e como se comportam, sua empresa poderá criar estratégias de marketing e vendas que toquem o público, resultando em melhores resultados e fortalecendo o relacionamento.

Invista tempo e dedicação na criação de personas e integre esse conhecimento à rotina do seu negócio. Em pouco tempo, você perceberá o impacto positivo que isso trará para o crescimento e sucesso da sua empresa.

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