QUER UMA DICA INTELIGENTE PARA MAIS RESULTADOS?

Você, às vezes, se sente meio desanimado, pois não consegue organizar um jeito de alcançar os seus objetivos e tirar as ideias do papel?

Isso acontece com muita gente e é bem comum, porque temos os nossos sonhos para realizar, mas somos bombardeados por tantas informações, demandas e distrações ao longo do dia que acabamos perdendo o foco.

Mas eu descobri uma técnica que tem ajudado muitas pessoas a serem mais produtivas, focadas e realizadoras: as metas SMART (metas “inteligentes”, em inglês).

Muitos dizem que quem criou essa definição foi Peter Drucker, referência no mundo do marketing e dos negócios, mas o fato é que essa metodologia funciona e recomendo que você passe a aplicá-la no seu dia a dia pessoal e profissional.

No caso das vendas, vou dizer que as metas SMART são turbinadoras de negócios, pois facilitam a conquista do objetivo a ser alcançado. Então, agora eu vou te contar como aplicar essa técnica já! Comece entendendo o que significa cada letra e pense no que deseja buscar.

Confira o que são as metas S.M.A.R.T.

  • S (specific/específica)
    Uma meta SMART precisa ser bem objetiva, muito direta. Isso quer dizer que a sua meta deve ser clara e simples, e não pode ser genérica, como um desejo ou um sonho.

Vou dar um exemplo: ampliar em 20% as vendas nos próximos 30 dias. Essa é uma meta bem específica, concorda? Nesse momento, pense um pouco sobre o que deseja alcançar e tente elaborar a sua meta específica!

  • M (measurable/mensurável)
    Já ouviu aquela frase que diz que o que você não mede, você não gerencia? É disso que estamos falando aqui. A sua meta precisa ser medida! Isso é muito importante, pois é assim que você vai ver se está no caminho certo e poderá ajustar a rota.

Na meta que citei no exemplo, “ampliar em 20% as vendas nos próximos 30 dias”, você tem dois itens para medir: a porcentagem de vendas e os dias.

  • A (achievable/alcançável)
    Para a sua meta ser SMART é fundamental que ela seja viável. Mas claro que precisa ser um pouco desafiadora, para que você tenha mais impacto.

Se as suas vendas crescem 15% em 30 dias, faz sentido criar uma meta para ampliar para 20% no mesmo tempo, certo? Mas imagine se a ideia fosse crescer 150%?

Seria tão surreal que a sua mente já iria boicotar a meta e acabar com os seus planos imediatamente. Sempre se pergunte, se você der o máximo, o que acha que seria possível?

  • R (relevant/relevante)
    Sim, sua meta precisa ser relevante e fazer muito sentido para os seus planos e sonhos.

Por isso, vale a pena pensar no que é mais importante para os seus negócios e começar com uma meta SMART que já traga  impacto e te aproxime dos seus maiores desejos.

Assim, além de ver que é possível bater essa meta, você ficará motivado com os resultados e vai ter mais foco para as próximas metas.

  •  T (time)
    E, por fim, a sua meta precisa ter um tempo. Essa parte também é fundamental. Ter começo, meio e fim é imprescindível para qualquer projeto e também para a realização dos seus planos.

No exemplo que usamos, o nosso período é de 30 dias, para ampliar em 20% as vendas. Então, reflita um pouco nas metas em que pensou e defina um tempo específico para realizá-las.

Para finalizar, que tal começar hoje mesmo a criar as suas metas SMART? Você pode iniciar com algo simples, como aumentar em 10% o número de contatos comerciais por telefone, e-mails ou nas redes sociais, em 15 dias, por exemplo?

Depois me conte o que tem conquistado e as metas em que tem trabalhado! E lembre-se de que meta boa é aquela que você realiza, mas que te desafia um pouco a sair da zona de conforto e chegar a outro nível de resultados!

Bons negócios!

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